19/06/11

Benfica 2011-2012, certezas e dúvidas


AS ESCOLHAS DE JESUS

A poucos dias do arranque da época 2011/12, os pontos de interrogação no plantel do Benfica são proporcionais às certezas. Nesta fase inicial, a principal dor de cabeça de Jorge Jesus será riscar nomes. O técnico já revelou que quer 27 jogadores (admitindo levar 30 para estágio), pelo que terá de excluir mais de uma dezena de elementos. Eis o cenário, por sector:
Guarda-redes: O reforço Artur é aquele que tem lugar mais sólido, sendo que a permanência de Moreira também parece certa. Roberto deixa a Luz se aparecer uma boa solução para ambas as partes, e o futuro de Júlio César parece dependente do espanhol. Oblak deve seguir para novo empréstimo.
Defesas: Maxi continua a ser o principal candidato à lateral direita, mas agora terá maior concorrência, até para salvaguardar a presença na Copa América. Wass entra na luta pelo posto, sem esquecer Rúben Amorim, de regresso à competição. André Almeida desempenhou esta função no Belenenses, mas o mais provável é ser cedido.
Para o eixo ainda falta um reforço para fazer dupla com o capitão Luisão (Dedé?), ficando Jardel como principal alternativa. Roderick seria a quarta opção, mas não está descartado um empréstimo que permita adquirir experiência, e que justificaria outra entrada. Miguel Vítor e o brasileiro Leandro Kanu não ficam no plantel, ainda que exista a hipótese de cumprirem a pré-época, para compensar a presença de Luisão na Copa América e uma eventual demora na contratação do tal reforço.
A confirmar-se a saída de Coentrão, o Benfica terá também de reforçar o lado esquerdo da defesa (Ansaldi é o substituto desejado). Sobra ainda espaço para Carole e César Peixoto, mas o francês vai ao Mundial sub-20. Shaffer vai fazer a pré-época, mas dificilmente fica. O argentino jogou muito pouco na última época, tal como Fábio Faria, que deve ser novamente cedido.
Médios: embora ainda esteja por oficializar a contratação, Enzo Pérez já entra nas contas de Jesus como dono do lado direito. Urreta tem a pré-época para mostrar que pode ser o plano B, sem esquecer que Amorim e Carlos Martins também podem fazer este lugar. Balboa não entra nas contas.
Javi García volta a ser o dono da posição seis, mas a concorrência agora é oferecida pelos reforços Matic e Nuno Coelho. Aimar e Carlos Martins ganham a companhia de Bruno César mais à frente, ainda que o brasileiro seja também alternativa para outras posições. Menezes terá de mostrar mais para ficar, sendo que David Simão, Miguel Rosa e Rúben Pinto também vão lutar por uma oportunidade na pré-época.
Gaitán é o principal candidato ao lado esquerdo do ataque, mas se a falta de um substituto foi um problema na época anterior, a chegada de Nolito promete animar a luta pelo lugar. Fernández deve estar de saída, sobretudo se mantiver o nível exibido nos primeiros seis meses.
Avançados: Seis vagas por preencher, sendo que Saviola, Jara e Cardozo têm lugar cativo (a saída do paraguaio parece afastada). Embora o contrato de Weldon tenha sido renovado, a permanência não está garantida. O mesmo se aplica a Kardec, que pode ser emprestado. Mora terá de contornar as limitações físicas (não joga há vários meses) para confirmar a entrada no plantel. Os jovens Nélson Oliveira e Rodrigo iam ser analisados por Jesus, mas os planos estão condicionados pela participação no Mundial sub-20. Melgarejo pode integrar as primeiras semanas de trabalho, mas o empréstimo é o futuro traçado.
Outros casos: jogadores como Jorge Ribeiro, Adu ou outros ex-juniores não entram nestas contas, embora tenham vínculo ao clube. Aguardam colocação, seja por empréstimo ou não.
Mais Futebol

18/06/11

Entrevista de Jorge Jesus


O treinador do Benfica assegura que está a trabalhar para ter uma equipa mais forte na próxima época, e que tudo vai fazer tirar o título ao FC Porto.
Em entrevista ao diário A Bola, Jorge Jesus diz que o Benfica vai estar mais forte na próxima época para lutar com o FC Porto pelo título de campeão nacional. O técnico inclui ainda o Sporting na luta pelo primeiro lugar, naquele que será o grande objectivo dos encarnados
«Nós estamos a trabalhar para sermos mais fortes do que fomos no ano passado para querermos reconquistar novamente o troféu que já foi nosso. Portanto, vamos ter de lutar para tirarmos essa conquista do campeonato ao Porto cientes que estamos a formar uma equipa para isso. Acho que para o ano o Sporting também vai estar forte e vai ser um candidato ao título, não de conversa mas dentro das quatro linhas», disse Jorge Jesus.
Sobre o plantel encarnado para a próxima época, o técnico diz que vai haver mais soluções, em quantidade e em qualidade, e que está preparado para perder jogadores no plantel ao contrário do que aconteceu na época passada em que o «Benfica foi vítima do seu próprio sucesso, mas nenhum clube do mundo ganhou tanto dinheiro na venda de jogadores».
«Eu não direi que é um Benfica mais forte, direi que é um Benfica com mais soluções. Tenho muito mais soluções. Estou preparado para perder qualquer jogador neste momento. Um dos factores que nós analisamos este ano é que tínhamos que melhorar a quantidade e a qualidade no plantel para fazer face a esses factores», assegurou Jesus.
Apesar de não ter conquistado o campeonato nacional, Jorge Jesus lembra que a equipa do Benfica também fez coisas positivas na época passada.
«Houve vários factores que contribuíram para que a época não fosse igual à primeira. Não fomos campeões, mas gostaria, antes de falar no que não correu bem, de referir que apesar de tudo houve coisas positivas durante a época: somámos 18 vitórias consecutivas, nessas estão incluídas onze na Liga, quando no ano em que fomos campeões só conseguimos nove; fomos à meia-final da Liga Europa, o que não sendo um êxito total, acabou por ser mais desvalorizado por termos sido eliminados por uma equipa portuguesa, o Braga; fomos, ainda, a única equipa que, na Liga Europa, só perdeu um jogo. É verdade que nos tirou a presença na final, mas até o FC Porto perdeu mais. Houve coisas positivas.»
Sobre o que não correu bem, Jesus considera que o mau arranque no campeonato nacional esteve directamente influenciado pelo Campeonato do Mundo.
«Devido ao Campeonato do Mundo, cinco jogadores nucleares chegaram em cima do início do Campeonato e isso tirou a forma à equipa. Depois, é verdade que em alguns desses jogos fomos muito prejudicados. Perdemos três e o FC Porto ganhou-nos avanço pontual. Passámos o campeonato a correr atrás da pontuação. O FC Porto soube ganhar a vantagem e teve mérito em mantê-la. Nunca conseguimos recuperar, porque o FC Porto fez uma Liga forte.»
A caminho da terceira temporada no comando técnico do Benfica, Jorge Jesus sente que tem o apoio dos adeptos encarnados e sabe que no clube da Luz a luta pelo título é sempre uma obrigação.
«Os adeptos do Benfica acreditam em mim, eu sinto que eles acreditam em mim. Aquilo que eu prometo aos adeptos é que tudo aquilo que eu faça é a pensar sempre no Benfica. Não tomo nenhuma decisão em que não pense que estou a defender os interesses do Benfica. Quem se sentar no banco do Benfica, neste caso vou ser eu no terceiro ano, tem que pensar que está ali para ser campeão. Portanto não há outro caminho, outra estratégia fora disto é estar a mentir e eu mentir aos adeptos não minto».

16/06/11

Bruno César pronto para a luta


Bruno César, reforço do Benfica para as próximas seis temporadas, define-se como um jogador que gosta de «rematar de meia distância». Apelidado de ‘chuta chuta’ no Corinthians, o médio brasileiro alimenta a expectativa de «dar alegrias aos adeptos fazendo golos».
«No Corinthians ganhei a alcunha de “chuta chuta”. Tenho essa característica muito forte de rematar de meia distância. O passe também é muito bom, deixo os companheiros na cara do golo», diz Bruno César, em declarações à Benfica TV.
Sobre a posição em que mais gosta de actuar, o médio prefere salientar que vai estar «sempre à disposição de Jorge Jesus» para jogar onde o treinador entender: «Não tenho preferência, jogo como número dez, na ala e até como central, se for preciso».
«O estilo de jogo do futebol europeu é completamente diferente do brasileiro. Lá, os jogadores têm tempo para pensar, aqui temos de ser muito rápidos. Mas, com tranquilidade e confiança dos meus companheiros e do treinador vou adaptar-me rapidamente», afiança o médio, que não esconde sentir-se «ansioso para entrar em campo, sentir o balneário e ver o estádio cheio».
«Quero começar a treinar para mostrar o meu potencial dentro do campo, dar alegrias fazendo golos, apesar de não ser avançado, e ajudar o Benfica da melhor maneira possível», frisa.
«O Benfica tem uma grandeza enorme. Tenho a certeza que fiz uma boa escolha. Se quisesse que o Benfica fosse uma ponte aérea não teria assinado por seis anos. Quem sabe não renovarei», admite Bruno César, que diz ter cumprido «um sonho e um objectivo de vida» ao assinar por um clube europeu «com muita expressão» como o Benfica.

15/06/11

Até breve Nuno


“Em virtude das muitas notícias publicadas sobre a minha situação no Benfica, venho, por este meio, esclarecer o sucedido. Hoje, fui informado, definitivamente, que o Benfica decidiu não renovar o contrato que tinha comigo.
É uma opção técnica que respeito como sempre respeitei, concordando ou não.
A partir deste momento sinto-me livre de analisar todas as propostas que possam surgir e escolher o meu futuro.
Despeço-me do Benfica, desejando toda a sorte do Mundo e com a certeza de ter dado tudo por esta camisola dentro e fora do campo.
Gostaria de me ter despedido dos adeptos dentro de campo para lhes agradecer tudo o que me deram mas encontrarei outra forma de o fazer. Obrigado por tudo".
Nuno Gomes

Nuno Gomes preferiu jogar mais um ano do que assumir de imediato um cargo no Benfica, fez a escolha que considerou mais acertada. Obviamente que os interesses do Benfica estão acima das vontades do jogador e sabendo que se Nuno Gomes ficasse mais uma época iria jogar muito pouco, o Benfica decidiu, com naturalidade, não renovar.
Aqueles que hoje criticam a dispensa do Nuno devem ser os mesmos que durante anos o assobiavam quando era titular indiscutível e nos últimos 2 anos fizeram dele um herói quando já raramente jogava, o futebol é isto mesmo, ódio ou paixão? o que interessa é sentir!
Todos nós reconhecemos que Nuno Gomes nos 12 anos que vestiu o manto sagrado sempre foi um excelente profissional e acima de tudo um verdadeiro Benfiquista, por tudo isto o nosso obrigado e até breve...

13/06/11

Podes esperar sentado


«Se houver ofertas, o Benfica liga-me» - Cardozo

Treinos divertidos


"Malta, vamos jogar uma peladinha! organizem-se, 25 para cada lado!"

Dia 22 vão apresentar-se na Luz 41 Jogadores que estão ligados ao Benfica, até lá ainda vão chegar mais alguns.
Os primeiros treinos da época prometem ser divertidos...

12/06/11

As asas da Águia


Se não houver surpresas de última hora, Nolito e Enzo Perez serão jogadores do Benfica.
Quem os conhece diz que são craques, um pela direita outro pela esquerda prometem um futebol de velocidade com garra, técnica e inteligência.
Caso venham para o Benfica será muito difícil não vingarem, são como o algodão, não enganam.
Venha a confirmação oficial das contratações, não queremos surpresas de última hora.

Está quase, só falta assinar...ou não

Enzo Pérez: "Só falta assinar"

O Benfica costuma dar-se mal quando os jogadores fazem este tipo de declarações, normalmente quando já está tudo praticamente decidido, há uma reviravolta nas negociações e os jogadores acabam noutras paragens.
Critério de escolha, discrição, poder negocial e rapidez são as bases para uma contratação acertada, entre o útil e o fútil não é difícil optar.
Está quase, só falta assinar... o que os Benfiquistas querem ouvir é já está, assinou!

Estes também estão quase, só falta mesmo assinar

Salvio, Nolito, Oriol Romeu, Dedé, Garay, Gago, Bryan Ruiz, Sarabia, etc

09/06/11

Todos querem mamar


Quando um jogador tem contrato com o Benfica até 2016 e diz que já escolheu e vai jogar no Real Madrid na próxima época, sem haver acordo entre os clubes, parece-me que há uma tremenda falta de respeito do jogador para com o Benfica.
As declarações do presidente do sindicato dos jogadores criticando o Benfica por ter multado o jogador por este não ter cumprido um regulamento interno, só me levam a concluir uma coisa...

Sr. Evangelista (que lindo nome), qual vai ser a sua comissão na transferência do Coentrão para o Real?

07/06/11

30 milhões, pegar ou largar


Com que então já decidiste que vais sair do Benfica para ir para o Real? Só há um pequeno pormenor que não percebi, és tu que vais pagar a clausula de rescisão? Essas tuas companhias quando vais á selecção estão a estragar a tua cabeça, quando pensavas por ti mostravas ser inteligente, agora que pensas e falas o que os outros querem, estás a revelar uma maravilhosa estupidez!
A partir de agora é uma questão de honra, o Real se quiser Coentrão paga os trinta milhões, qualquer outro cenário será humilhante para o Benfica.

Manto Sagrado 2011-2012


03/06/11

Uma questão de classe


"O ano passado vi sair três e este ano se vir sair mais um, dois ou três é também a produção do meu trabalho".

Jorge jesus tem mérito em ter conseguido potencializar Di Maria, Ramires, David Luiz, Coentrão e Salvio (estes dois últimos também de saída...infelizmente), no entanto não se pode esquecer que jogadores como Júlio César, Peixoto, Jardel, Airton, Fernandez, Filipe Meneses, Weldon, Eder Luís e Kardec foram recomendados por ele e até agora, quer financeiramente quer desportivamente, renderam zero.
A razão pela qual se consegue potencializar jogadores, resume-se a uma palavra...CLASSE!
Com trabalho e classe chega-se longe, com trabalho e sem classe raramente se chega a algum lado.

02/06/11

Começou a razia


O Sport Lisboa e Benfica chegou a acordo com o Besiktas para o empréstimo do defesa central brasileiro Sidnei, por uma temporada desportiva.
Será que este empréstimo tem por objectivo a possível vinda de algum dos Portugueses do Besiktas?
Simão, Quaresma e Manuel Fernandes davam jeito, Hugo Almeida nem por isso...

01/06/11

A carreira de Bruno César

Bruno César, craque que o Benfica foi contratar ao Corinthians, despontou para o futebol no Bahia. Nilton Mota, director do futebol jovem do clube, contou ao Relvado um pouco da história do craque no qual os adeptos do Benfica depositam grandes esperanças já na próxima época. A sua escalada até ao sucesso foi rápida, mas só foi possível porque ultrapassou as dificuldades com muito esforço.
"Ele chegou ao Bahia em 2005, tinha 16 anos. Aos 17 foi lançado na equipa profissional, pois mostrava qualidade para isso. Evoluiu muito com os colegas mais velhos e em 2007 saiu para o São Paulo".
Na altura em que chegou ao Bahia, o clube estava mergulhado numa crise profunda e disputava a Série C (terceiro escalão) do futebol brasileiro. Bruno César fez logo questão de mostrar que o seu nível era superior ao estatuto da equipa. "Fez logo dois golos no jogo de estreia, com o Itabuna. Apesar de ter idade de juvenil, passou rapidamente para os juniores e não demorou muito tempo a mudar-se para a equipa profissional", revela.
A evolução no plantel sénior foi muito rápida. "Era um dos melhores jogadores da nossa equipa. Demonstrava sempre grande profissionalismo... Despertou imediatamente o interesse de empresários e nestes casos de garotos jovens já se sabe o que acontece: quiseram ganhar dinheiro com ele e saiu do clube de forma litigiosa", diz.
Ainda assim, Nilton Mota não guarda rancor. "Compreendo que ele queira ter saído. Nós só lhe oferecíamos quatro salários mínimos, o que já era muito para o nosso nível...Teve uma boa proposta do São Paulo, um clube muito grande, e saiu... Guardo rancor, isso sim, dos empresários que o rodearam na altura", frisa.
Bruno César vem de uma família muito pobre. "Os seus pais não tinham posses. Eram do interior de São Paulo e trabalhavam na agricultura. Foi uma grande oportunidade para o 'menino' melhorar a sua situação económica e da família", sublinha.

Muito precoce
Bruno César habituou-se desde muito cedo às dificuldades da vida, o que na opinião de Nilton Mota "acabou por ter repercussões positivas para a sua carreira". Para enfrentar as dificuldades, "teve de ser muito precoce e fazer-se de mais velho do que era".
Dá até um exemplo curioso. "Sempre teve namoradinhas, desde os 15 anos... E sempre teve maturidade acima da média, sabendo o que queria. Por outro lado, é muito expansivo e comunicativo e está quase sempre de bom humor", revela. Por isso, o diretor do futebol jovem do Bahia não duvida que o médio "vai conseguir adaptar-se sem problemas em Portugal e irá contribuir para o bom ambiente no grupo de trabalho do Benfica".

 Tudo para dar certo na Luz
O médio brasileiro custou cinco milhões de euros aos cofres do clube da Luz, tendo assinado um contrato muito longo, de seis temporadas, sinal da confiança que os responsáveis benfiquistas nele depositam. A sua clásula de rescisão é de 30 milhões de euros. Nilton Mota não duvida que Bruno César tem todas as condições para vingar na Luz.

"Tem condições para isso. Primeiro, devido à sua qualidade como jogador. E depois, porque tem uma grande personalidade. Evoluiu muito nos últimos anos e tem 'armas' importantes, como o forte remate e a técnica apurada". E acha que "a adaptação tática à Europa não será problema, pois evoluiu muito nesse aspeto".
O dirigente do Bahia realça, no entanto, que Bruno César é hoje em dia um jogador diferente do que era há alguns anos atrás. "No Bahia jogava mais adiantado no terreno, como homem livre na frente ou então descaído nos flancos. No Corinthians é mais um médio de ataque, jogando nas costas dos avançados. Mas isso não lhe retirou a capacidade goleadora", frisa.
E os números dão razão ao dirigente do Bahia. Em 2010, Bruno foi o terceiro melhor marcador do campeonato brasileiro, com 14 golos em 31 jogos. Além disso, ainda apontou sete golos no campeonato paulista. De resto, foi mesmo eleito o jogador-revelação da edição de 2010 do Brasileirão e votado como o segundo preferidos dos adeptos, atrás de Conca, do campeão Fluminense.
Apesar da grande evolução que Bruno registou nos últimos anos, Nilton Mota defende que ainda é muito cedo para que o médio pense na seleção brasileira. "Para já, não, de forma alguma... O Brasil está muito bem servido nessa posição, acho que nem que formassem quatro seleções do Brasil ele teria lugar!", diz, com sinceridade.
No entanto, não descarta a hipótese do reforço do Benfica lá chegar, "quando atingir o auge, com 26 ou 27 anos".
Relvado

Tu e nós


És tu e todos os Benfiquistas

Toulouse na apresentação


O Toulouse, clube da Ligue 1 francesa onde alinha o internacional português Paulo Machado, será o adversário do Benfica no tradicional jogo de apresentação aos sócios e adeptos.
Numa curta notícia no seu site oficial, o Benfica confirmou esta quarta-feira o nome do clube francês, indicando ainda que o encontro será disputado no dia 20 de julho, no Estádio da Luz.
No último campeonato francês, o Toulouse terminou no 9.º lugar, com 50 pontos, 26 a menos que o campeão Lille.