08/09/10

Entrevista de Luis Filipe Vieira

"O Benfica não tem o pensamento no Simão neste momento"

A entrevista no Jornal da Noite começou pelas notícias recentes que davam conta do interesse de Vieira no regresso de Simão e que terá sido recusado pelo treinador Jorge Jesus. Notícias que o dirigente do Benfica desmente: "é mais uma notícia sensacionalista, não tem nenhum fundamento".
"Não falámos com o Simão, o Simão não falou connosco, nem dentro da nossa casa falámos sobre o Simão", garantiu Vieira, lembrando que Benfica respeita também o Atlético de Madrid, actual "casa" do antigo capitão dos "encarnados"

"Se não houvesse um substituto para o Di María não o venderia"
O mercado de transferências fechou e do clube apenas saíram dois jogadores, Di María e Ramires. Vieira congratula-se pela promessa cumprida: "Prometemos aos benfiquistas que o núcleo forte do Benfica se iria manter".
Mesmo em relação à venda de Di María - que "há cerca de um ano alguns observadores diziam que era um brinca na areia", segundo Vieira -, a sua transferência só foi pensada depois de se confirmar substituto para a sua posição (Gaitán). "Mais uma vez demonstrámos que o Benfica tem um líder como deve ser", sublinhou.

"Nós não gostaríamos de estar a falar de arbitragem mas são factos"
Do pior arranque no campeonato nos últimos 58 anos, Luís Filipe Vieira relativiza - "pela nossa grandeza passa-se da euforia para uma desilusão completa" - e não acusa responsáveis - "quando perdemos, perdemos todos".
Ainda assim, não deixa de apontar o dedo às arbitragens, nomeadamente da jornada inaugural em que o Benfica perdeu na Luz com a Académica de Coimbra. "Se os critérios na arbitragem fosse iguais, o Benfica teria mais pontos".

Roberto: "não vamos abdicar dele"
A prestação do novo guarda-redes tem sido muito contestada, mas o presidente do Benfica garante: "será o Roberto o nosso guarda-redes, se vai ser titular ou não é decisão do treinador".
Por outro lado, segundo Vieira, "Roberto não é criticado pelo que defende, é criticado pelo preço que custou". E quanto ao custou (8,5 milhões de euros) e em resposta a insinuações sobre o negócio, o dirigente disse que "o Benfica não paga em chegues, paga por transferências (...) é fácil seguir o rasto do dinheiro".
Luís Filipe Vieira assume a responsabilidade pela contratação do guarda-redes e está convicto de que "dentro de pouco tempo vamos ver quem é que tem razão".

"Antes do Mundial, pensámos no Eduardo"
"Todos os dias vemos frangos, guarda-redes com melhores e piores prestações", acrescentou, lembrando inclusive o que se passou esta terça-feira com Eduardo, no jogo da Selecção Nacional.
E foi precisamente Eduardo uma das alternativas pensadas para a baliza do Benfica, confirmou o dirigente. "Antes do Mundial, pensámos no Eduardo" mas o negócio não foi possível, "passámos à frente".

Caso Queiroz: "o sr. secretário de Estado é que inventou isto tudo"
Questionado sobre o actual cenário da Selecção Nacional, Vieira começou por dizer que não ser essa a sua preocupação, mas acbou por ser claro: "Se não formos apurados para o Europeu 2012, alguém tem que ser responsabilizado (...) o sr. secretário de Estado [do Desporto] é que inventou isto tudo, ele que assuma".
"O objectivo já foi conseguido (...) os objectivos eram nitidamente afastar Carlos Queiroz", acrescentou, reiterando que "é tão evidente" que Laurentino Dias está por trás da polémica.
Testemunha do ainda seleccionador nacional, Vieira comparou a situação com o caso de doping de Nuno Assis, quando este era jogador "encarnado". "Nada se passou com o Nuno Assis (...) nunca esteve dopado", referiu, lembrando que depois disso o Benfica foi alvo de vários controlos em todas as modalidades.

As relações com o Sporting e o FC Porto
Sobre a relação que tem com o Sporting e o almoço recente com presidente dos "leões" e os directores das modalidades, Vieira disse que não há nada a esconder: "toda a gente sabe a relação que tenho com o Zé Eduardo Bettencourt".
Já sobre o FC Porto e Pinto da Costa, o presidente do Benfica recusa-se a comentar. "Ignoramos, pura e simplesmente".

Mantorras "poderá vir a abandonar o futebol"
"Temos plena confiança em todo o plantel e nos profissionais do Benfica", frisou Vieira. "Na nossa casa o que ganha é uma harmonia e sintonia grande".
E Mantorras ainda se mantém nesse lote. Vieira disse que o jogador angolado é "um exemplo" e que "cabe ao Benfica zelar pelos interesses do Mantorras".
"Vai haver uma reunião bastante importante na sexta-feira sobre o futuro do Mantorras", revelou, adiantando que "o Pedro é um activo muito importante do Sport Lisboa e Benfica". Mantorras ficará ligado ao clube, mas "poderá vir a abandonar o futebol".
Sic

Sem comentários:

Enviar um comentário