21/09/10

Declarações de Vitor Pereira / Comunicado do SLB

Vítor Pereira convocou esta terça-feira uma conferência de Imprensa para analisar alguns lances que suscitaram polémicas nas primeiras cinco jornadas da Liga Zon Sagres. Dois desses lances referem-se ao jogo V. Guimarães-Benfica, jogo no qual os encarnados reclamaram duas grandes penalidades.
Sobre o penálti reclamado após lance de Aimar, Vítor Pereira disse que o lance tem "duas dimensões: a do terreno de jogo ao vivo e a dimensão da análise na TV". Por isso, "ao vivo ficamos com a noção de que é o defesa quem joga a bola, olhando na TV o que se percebe é que o avançado interpõe o pé entre a bola e o defensor e este corta a bola e também a perna do avançado". Este é um lance "complicado de vislumbrar à vista desarmado", acrescentou.
O líder da CA da Liga comentou também uma grande penalidade reclamada pelo Rio Ave no jogo com o FC Porto, quando a equipa de Vila do Conde perdia por 1-0. Vítor Pereira considerou que se tratou de um lance (disputado entre Álvaro Pereira e Sidnei) "bem complicado, ocorrido na chamada zona cinzente (entre o árbitro e o árbitro assistente), junto àquela linha quase dramática..."
Sobre o lance protagonizado por Carlos Martins, já na 2.ª parte dessa partida, Vítor Pereira considerou-o "uma situação interessante" do ponto de vista da análise crítica. "Há um grande aglomerado de jogadores, o defesa estica a perna para jogar a bola, não a joga e impede o adversário de prosseguir", analisou. Logo, "havia lugar para a marcação de uma grande penalidade".
Quanto aos foras-de-jogo "tirados" a Saviola e Cardozo também no V. Guimarães-Benfica apitado por Olegário Benquerença, Vítor Pereira comentou as imagens que exibiu para referir que na primeira situação o árbitro "devia ter deixado prosseguir o jogo" e que na segunda estamos perante "um lance bem díficil de analisar".
Segundo o presidente da CA da Liga, a colocação do árbitro auxiliar "não é correta e por isso a probabilidade de não acerto era grande". Para Vítor Pereira, Cardoso "estará adiantado milimetricamente".
Record

COMUNICADO DO SLB

O Sport Lisboa e Benfica espera que a conferência de imprensa do Presidente da Comissão de Arbitragem, Vítor Pereira, tenha um efeito pedagógico junto dos árbitros e observadores, e que o futuro próximo do futebol português traduza uma melhoria significativa no nível global das actuações das equipas de arbitragem.
Assinalamos a coragem que teve por assumir erros que influenciaram resultados de vários jogos e penalizaram gravemente o Sport Lisboa e Benfica, confirmando, dessa forma, que a actual classificação da Liga está adulterada.
Para a média de avaliação globalmente positiva de que o Presidente do Conselho de Arbitragem deu conta na sua exposição, seguramente não contribuíram as actuações da maioria dos árbitros que dirigiram jogos do SL Benfica.
Percebemos a definição dos critérios elencados pelo senhor Vítor Pereira, concordamos com eles, só não entendemos a falta de uniformização na aplicação desses mesmos critérios, nomeadamente a nível disciplinar e nos livres de 11 metros.
O Sport Lisboa e Benfica limitou-se a expor factos, nunca pretendeu qualquer tratamento de favor, mas não compreende como é que as “zonas cinzentas” apontadas pelo presidente do Conselho de Arbitragem podem explicar tantos erros de arbitragem, nomeadamente o lance de andebol ontem ocorrido na Madeira.
Independentemente do que se passou em Guimarães, o Sport Lisboa e Benfica nunca pôs em causa a seriedade e competência do senhor Vítor Pereira.
Esperamos, de facto, que o senhor Vítor Pereira não seja “ pressionável ”, mas que seja suficientemente responsável para perceber que tem elementos dentro da sua estrutura que podem não ter a mesma boa-fé e a mesma competência do seu Presidente.
Benfica

Mais grave do que os erros que prejudicaram o Benfica, foram os erros que beneficiaram o Porto. O Benfica queixa-se com razão de dois jogos onde poderia ter saído com outro resultado (Académica e Guimarães), em relação ao Porto são já quatro jogos em que são beneficiados, gostaria de ver o Sr. Vítor Pereira comentar esta falta de coragem (medo?) dos árbitros que teimam em não marcar penaltis contra o Porto, por muito óbvios que eles sejam.

SE o Benfica não tivesse sido prejudicado...
SE o Porto não tivesse sido beneficiado...
SE o critério dos árbitros fosse igual...
Será que a classificação estava como está? SE calhar não!

6 comentários:

  1. Anónimo21.9.10

    nao perca o proximo jogo em MANELTV.COM

    ResponderEliminar
  2. O problema, "naquele" jogo de Guimarães é que dos três lances polêmicos de fora de jogo (um deu golo ao Guimarães) e os outros deram fora-de-.jogo ao Benfica, a decisão foi SEMPRE contra o Benfica. Nos dois lances "duvidosos" de penalti, a decisão foi SEMPRE contra o Benfica. A juntar a isto dois amarelos por faltas inexistentes e o amrelo ridículo ao Javi em que o bandeirinha ENTRA no terreno de jogo a provocar (qual forcado) o jogador. E depois, JUNTANDO TUDO ISTO o que é que querem que se comente?

    ResponderEliminar
  3. O que mais me irritou, foi quando Vítor Pereira admitiu um (1) penalti a favor do Benfica.

    É UMA VERGONHA o que se anda a passar neste início de campeonato, e parece que os nossos dirigentes andam a gostar da festa. Mas que raio de comunicado foi aquele, depois do que Vítor Pereira (não) fez?

    http://encarnadoberrante.blogspot.com/2010/09/vitor-pereira-e-benfica-sao-ambos-uma.html

    ResponderEliminar
  4. Essa conferencia foi só para dizer nada de nada, pois já estamos habituados a esse tipo de situação...

    ResponderEliminar
  5. Isto foi apenas para tapar os olhos, não o vi a falar dos jogos do Porto.

    http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/09/reys.html

    ResponderEliminar